quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Catequese do Coração de Jesus

Catequese do Coração de Jesus

Tema: 7 Alegrias de Nossa Senhora

15 de agosto de 2020

Encontro com Tia Rô e Irmã Cristiane. Assista no Instagram clicando abaixo:

https://www.instagram.com/tv/CD7Iht2nzOJ/?igshid=b81sn4t8b8v3


ACOLHIDA

Que lindo o mês em que comemoramos Nossa Senhora dos Prazeres, a padroeira de Maceió/AL!
É uma alegria nos reencontrarmos  

aos sábados, das 17h às 18h, pelo Instagram: @_sorrisodecrianca

Vamos refletir hoje nas 7 grandes alegrias de Nossa Senhora, comemoradas pela Igreja.

E hoje, 15 de agosto, celebramos a Assunção de Nossa Senhora, uma de suas alegrias.

Vamos também refletir no evangelho deste domingo e rezarmos juntos.

Vamos começar?!


ORAÇÃO INICIAL

Estamos reunidos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! 

Rezemos uma Ave-Maria saudando nossa querida mãe. 

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

 


TEMA DO DIA

AS 7 ALEGRIAS DE NOSSA SENHORA DOS PRAZERES

1ª ALEGRIA: ANÚNCIO DO ANJO GABRIEL: A ENCARNAÇÃO DO FILHO DE DEUS (Lc. 1, 26-38)

Anjo: “Ave, cheia de Graça, o Senhor é contigo”.

Maria: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.”

 

2ª ALEGRIA: MARIA VISITA SUA PRIMA ISABEL (Lc. 1, 39-45)

Isabel: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?”

 

3ª ALEGRIA: NASCIMENTO DE JESUS (Lc. 2, 1-7)

E deu à luz seu filho primogênito, e envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria.

 

4ª ALEGRIA: OS REIS MAGOS ADORAM JESUS (Mt. 2, 1-12)

Rei Mago: “Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”.

 

5ª ALEGRIA: JESUS, PERDIDO E ENCONTRADO NO TEMPLO, ENTRE OS DOUTORES (Lc. 2, 41-50)

Maria: Meu filho, que nos fizeste?! Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição.

E Jesus crescia em estatura, em sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens.

 

6ª ALEGRIA: JESUS RESSUSCITA, VENCENDO A MORTE (Mc. 16, 1-7)

Anjo: Não tenhais medo. Buscai Jesus de Nazaré, que foi crucificado. Ele ressuscitou, já não está aqui. Eis o lugar onde o depositaram.

 

7ª ALEGRIA: GLORIOSA ASSUNÇÃO E COROAÇÃO DE MARIA COMO RAINHA DO CÉU E DA TERRA (Lc. 1, 46-55)

Maria: “Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isso, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo.”.

 

ATIVIDADE

Coloque ao lado de cada imagem uma frase que descreva a alegria vivida por Maria, a Mãe de Jesus. Depois pinte o desenho.

 

 __________________________________________________

 __________________________________________________

 

 __________________________________________________

 

 __________________________________________________

 

 __________________________________________________

 

 __________________________________________________

 

 __________________________________________________

 

EVANGELHO DO DOMINGO

Assunção de Nossa Senhora. Solenidade

16 de Agosto de 2020

 

Evangelho - Lc 1,39-56

Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha visitar-me?

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas

Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.

Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam. Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

— Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

EXPLICAÇÃO DO EVANGELHO

O evangelho deste domingo nos relembra mais uma das alegrias de Nossa Senhora. Maria ao visitar a sua prima Isabel se alegra com as palavras da prima: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.”. Maria, cheia de alegria, recita um louvor a Deus chamado Magnificat.

Também nós, a exemplo de Maria, devemos nos alegrar com as bênçãos que Deus derrama em nossa vida e sempre louvar ao nosso Senhor por tudo que Ele é e também por nos ter dado Maria como mãe.

ATIVIDADE SOBRE O EVANGELHO

Arrume a frase a seguir colocando as palavras que Isabel, cheia do Espírito Santo, falou para Maria na ordem correta:

as mulheres e bendito Bendita do teu ventre é o fruto és tu entre!

                                                                                                                                                                    

MÚSICA PARA REFLEXÃO

https://www.youtube.com/watch?v=RhSjBSGTtSo

Musical católico Mãezinha do Céu | música para bebe Arte Piedosa


PROPÓSITO PARA A SEMANA

Fazer um gesto de caridade. Pode ser doando uma roupa, um alimento, um brinquedo, um calçado... Enfim, doar algo que você tem a outra pessoa que precise.

AVISOS

ü  Todos os sábados, 18h, pelo Instagram @_sorrisodecrianca temos a Oração do Terço Mariano com a Tia Rô e as crianças.

ü  Amanhã, 16 de agosto haverá a Ação Social do Sorriso com a entrega de cestas básicas às famílias carentes de nossas comunidades.

ORAÇÃO FINAL

 

 

Produção e Diagramação: Rosângela Ribeiro e Equipe do Sorriso de Criança e Catequese PSCJ. Imagens do google. Material disponibilizado no site: https://psorrisodecrianca.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...